Meu cuidado, Meu Direito: Cuidados Paliativos como direito humano

meucuidado baixa

Os Direitos Humanos são direitos que garantem uma vida digna a todas as pessoas, independentemente de origem, orientação política e sexual, raça e religião. Direitos como à moradia, à educação, à saúde e à liberdade de expressão e opinião são considerados básicos.

Reforçar que o cuidado é um direito humano é o mote de campanha do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que este ano tem como tema "Meu Cuidado, Meu Direito". O tema fala sobre a importância dos cuidados paliativos de qualidade como um direito humano que os pacientes e cuidadores podem exigir para si e para seus entes queridos dentro da Cobertura Universal de Saúde.

Anualmente, sempre no segundo sábado do mês de Outubro, a World Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) promove o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. A data visa celebrar e fortalecer o debate em torno dos cuidados paliativos como um direito humano.

Um dos objetivos da WHPCA é engajar diferentes esferas da sociedade sobre o tema, desde mobilizando comunidades que estão envolvidas diretamente com a questão, como pacientes, voluntários e profissionais, como também tomadores de decisão, tais como políticos e pessoas ligadas aos governos, a fim de que percebam que o cuidado é prioridade de saúde pública e deve ser tratado como tal, inclusive quando se trata de questões orçamentárias.

Acompanhe pelas redes sociais os eventos realizados pelo mundo em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos 2019.

O Hospital Premier celebra os Cuidados Paliativos reunindo a equipe de funcionários, colaboradores e seus familiares em um almoço nos Jardins de Soraya.

Acesse o site da World Hospice Palliative Care Alliance:

Siga o Premier nas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/hospitalpremier_
Facebook: www.facebook.com/hospitalpremier